Um estudo realizado na Suíça analisou 11.740 tumores cutâneos em cães e revelou algo surpreendente:
Cães SRD apresentaram uma taxa de incidência de tumores 2,5 vezes maior do que a média das demais raças
O que isso significa?
Que embora cães de raça, como o Boxer, sejam conhecidos por ter uma certa predisposição genética a certos tipos de tumores, os cães SRD também não estão imunes a problemas de saúde.
Além da genética, fatores como manejo e exposição ambiental também precisam ser considerados. Por isso, a prevenção é a melhor medida: evite que os cães tenham exposição prolongada nos horários de pico solar, sempre inspecionar a pele do animal, em alguns casos também pode ser usado filtro solar específico conforme orientação veterinária e qualquer dúvida sempre consultar um médico veterinário de confiança.
Lembrando que nem todo tumor é câncer (existem tumores benignos também) e que existem tumores de pele que independem do sol.
Referência
Graf R, et al. Cutaneous Tumors in Swiss Dogs: Retrospective Data From the Swiss Canine Cancer Registry, 2008-2013. Vet Pathol. 2018
Sobre a autora
Dra Aline Santana é médica veterinária formada pela Universidade Federal de Viçosa, com residência em clínica médica de pequenos animais pela mesma instituição. Possui mestrado e doutorado em Ciências pelo Departamento de Clínica Médica da FMVZ/USP, com período de intercâmbio realizado no exterior (University of Minnesota, Estados Unidos). Desde 2012, Dra. Aline Santana é sócia da Sociedade Brasileira de Dermatologia Veterinária (SBDV). Durante o período de 2015 a 2021, atuou como diretora de mídias e colaboradora da SBDV.