Citocinas e dermatite atópica canina
Algumas das citocinas da dermatite atópica canina são clássicas e muito bem documentadas na literatura: IL-31, IL-13, IL-4, dentre outras. Muito timidamente já se tem discutido nas publicações de dermatologia veterinária outras citocinas que estão envolvidas no processo patológico e que podem, inclusive, vir a se tornar um potencial alvo terapêutico.
Dentre essas "novas" citocinas se destaca a TSLP (Thymic Stromal Lymphopoietin) a qual é produzida pelos queracinócitos.
A verdade é que os queratinóticos estão longe de ser uma barreira física inerte.
Pesquisas atuais mostram que os queratinócitos são parte integrante de uma orquestra imunológica e tem uma participação ativa na resposta imune e na promoção da inflamação.
Dermatologia comparada
Segundo dados da dermatologia humana, a TSLP produzida pelos queratinóticos, desempenha um papel crucial na patogênese da dermatite atópica, influenciando várias populações de células do sistema imune.
Outras descobertas relevantes sobre a TSLP em humanos:
Níveis mais elevados de TSLP em pacientes com DA (dermatite atópica) em comparação com indivíduos saudáveis.
Associação da TSLP com disbiose cutânea
A TSLP é expressa pela epiderme com disfunção da barreira
Dermatologia veterinária
De acordo com a Dra Rosanna Marsella (2021), citocinas como TSLP, IL-33 e IL-34 foram descritas em estudos recentes como possíveis biomarcadores, e mais pesquisas são necessárias para entender sua relevância para a população de cães atópicos. Ela acredita que, à medida que avançamos para uma abordagem mais direcionada no tratamento da dermatite atópica canina, é provável que mais biológicos voltados para essas citocinas se tornem disponíveis.
A penetração de alérgenos na barreira cutânea danificada estimula os queratinócitos, que por sua vez liberam citocinas como TSLP, IL-25 e IL-33. Citocinas como IL-33 e TSLP podem promover uma resposta do tipo Th2. Além disso, alguns mediadores liberados por queratinócitos, como TSLP e periostina, podem provocar prurido diretamente ao atuar sobre os nervos sensoriais. Isso é especialmente relevante em doenças crônicas, onde o aumento da densidade de fibras nervosas e a maior sensibilização periférica desempenham um papel importante e podem contribuir para uma resposta reduzida à terapia antipruriginosa.
Assim, os queratinócitos não são apenas uma barreira física inerte, mas também desempenham um papel crucial na interação com o sistema nervoso e as células imunológicas.
Perspectivas futuras
Seria então a TSLP um novo potencial alvo terapêutico para cães atópicos?
Participe da nossa comunidade
Quer ficar por dentro das novidades e discussões da dermatologia veterinária mundial? Participe da nossa Comunidade. Participação online e gratuita: saiba mais
Leia também: Coquetel de anticorpos monoclonais: tendência futura para tratamento da dermatite atópica?
Referências
Luo J, Zhu Z, Zhai Y, Zeng J, Li L, Wang D, Deng F, Chang B, Zhou J, Sun L. The Role of TSLP in Atopic Dermatitis: From Pathogenetic Molecule to Therapeutical Target. Mediators Inflamm. 2023
Marsella R. Atopic Dermatitis in Domestic Animals: What Our Current Understanding Is and How This Applies to Clinical Practice. Vet Sci. 2021
Tamamoto-Mochizuki C, Crawford N, Eder JM, Gonzales AJ, Olivry T. Cytokine transcriptome profiling in acute experimental canine atopic dermatitis skin lesions after IL-31 inhibition with lokivetmab. Vet Dermatol. 2023
Sobre a autora Dra Aline Santana é médica veterinária formada pela Universidade Federal de Viçosa, com residência em clínica médica de pequenos animais pela mesma instituição. Possui mestrado e doutorado em Ciências pelo Departamento de Clínica Médica da FMVZ/USP, com período de intercâmbio realizado no exterior (University of Minnesota, Estados Unidos). Desde 2012, Dra. Aline Santana é sócia da Sociedade Brasileira de Dermatologia Veterinária (SBDV). Durante o período de 2015 a 2021, atuou como diretora de mídias e colaboradora da SBDV.
Atenção: Este texto é uma criação original e está protegido pela lei de direitos autorais. Todos os direitos estão reservados à autora, sendo proibida a reprodução, distribuição, exibição ou qualquer forma de uso sem a expressa autorização por escrito da autora. Qualquer uso não autorizado do conteúdo deste website constitui violação dos direitos autorais e estará sujeito a medidas legais.