Uma pesquisa recente relata a descrição de um possível patógeno emergente na veterinária.
Trata-se da primeira descrição de análise genômica do Staphylococcus nepalensis, uma espécie isolada a partir de uma infecção do trato urinário felino. Curiosamente essa espécie já foi previamente encontrada como um agente comensal da microbiota oral de gatos saudáveis.
Todos os detalhes clínicos e microbiológicos estão no artigo, mas deixo aqui um reforço para que nós clínicos veterinários estejamos sempre atentos aos guidelines que nos ajudam a navegar diante desse cenário de resistência e até mesmo quem sabe de implicações zoonóticas.
Referência
Sartori et al 2024. Staphylococcus nepalensis infecting a companion animal: Genomic insights from an emerging multidrug-resistant pathogen
Sobre a autora
Dra Aline Santana é médica veterinária formada pela Universidade Federal de Viçosa, com residência em clínica médica de pequenos animais pela mesma instituição. Possui mestrado e doutorado em Ciências pelo Departamento de Clínica Médica da FMVZ/USP, com período de intercâmbio realizado no exterior (University of Minnesota, Estados Unidos). Desde 2012, Dra. Aline Santana é sócia da Sociedade Brasileira de Dermatologia Veterinária (SBDV). Durante o período de 2015 a 2021, atuou como diretora de mídias e colaboradora da SBDV.