Em 2021, o Comitê Internacional de Doenças Alérgicas em Animais (ICADA) propôs uma nova nomenclatura para as doenças alérgicas em gatos.
Síndrome Atópica Felina (FAS: Feline atopic syndrome)
Esse é um termo amplo que engloba dermatite alérgica associada a alérgenos ambientais, alergia alimentar e asma.
Asma felina
Doença inflamatória eosinofílica que afeta os bronquíolos, levando a broncoconstrição reversível e remodelação das vias aéreas, manifestada por angústia respiratória aguda ou tosse crônica, e que pode estar associada a anticorpos IgE para alérgenos inalados.
Alergia Alimentar Felina
Manifestações clínicas atribuíveis à reatividade imunológica a um item alimentar ingerido.
Síndrome Cutânea Atópica Felina (FASS: Feline atopic skin syndrome)
A síndrome cutânea atópica felina (FASS: feline atopic skin syndrome) é uma doença de pele alérgica, pruriginosa e inflamatória induzida por alérgenos ambientais (como ácaros, pólen e fungos). Ela se manifesta em um amplo espectro de padrões de reação cutânea, e pode estar associada a anticorpos IgE contra alérgenos ambientais.
Vale lembrar que a dermatite alérgica a picadas de pulgas e a alergia alimentar podem tanto imitar quanto contribuir para esta síndrome.
Referência
Halliwell et al. Feline allergic diseases: introduction and proposed nomenclature. Vet Dermatol. 2021
Sobre a autora desse post
Dra Aline Santana é médica veterinária formada pela Universidade Federal de Viçosa, com residência em clínica médica de pequenos animais pela mesma instituição. Possui mestrado e doutorado em Ciências pelo Departamento de Clínica Médica da FMVZ/USP, com período de intercâmbio realizado no exterior (University of Minnesota, Estados Unidos). Desde 2012, Dra. Aline Santana é sócia da Sociedade Brasileira de Dermatologia Veterinária (SBDV). Durante o período de 2015 a 2021, atuou como diretora de mídias e colaboradora da SBDV.