Resiliência da microbiota na dermatologia veterinária
A capacidade de resiliência da microbiota, também conhecida como resiliência microbiana, refere-se à capacidade da microbiota se recuperar e manter seu equilíbrio após perturbações ou desafios.
Sempre que a microbiota sofre algum dano ou injúria (por inflamação, infecção etc) a tendência é que os microorganismos comensais se reequilibrem e retornem à configuração inicial.
Porém, se a injúria cutânea se torna crônica (ex: cão atópico com manejo terapêutico inadequado) isso pode manter a pele em constante disbiose. E a persistência do estímulo disbiótico pode comprometer a capacidade de resiliência da microbiota.
Com isso, os mecanismos de resiliência e reequilíbrio podem perder força. Assim, a microbiota apresenta recuperação parcial mas ainda permanece em configuração disbiótica.
Disbiose canina
Uma microbiota em disbiose pode tornar a pele vulnerável a patógenos externos ou até mesmo facilitar o supercrescimento de fungos comensais como a Malassezia.
Referência
Sommer F, Anderson JM, Bharti R, Raes J, Rosenstiel P. The resilience of the intestinal microbiota influences health and disease. Nat Rev Microbiol. 2017 Oct;15(10):630-638. doi: 10.1038/nrmicro.2017.58. Epub 2017 Jun 19. PMID: 28626231.
Sobre a autora Dra Aline Santana é médica veterinária formada pela Universidade Federal de Viçosa, com residência em clínica médica de pequenos animais pela mesma instituição. Possui mestrado e doutorado em Ciências pelo Departamento de Clínica Médica da FMVZ/USP, com período de intercâmbio realizado no exterior (University of Minnesota, Estados Unidos). Desde 2012, Dra. Aline Santana é sócia da Sociedade Brasileira de Dermatologia Veterinária (SBDV). Durante o período de 2015 a 2021, atuou como diretora de mídias e colaboradora da SBDV.
Atenção: Este texto é uma criação original e está protegido pela lei de direitos autorais. Todos os direitos estão reservados à autora, sendo proibida a reprodução, distribuição, exibição ou qualquer forma de uso sem a expressa autorização por escrito da autora. Qualquer uso não autorizado do conteúdo deste website constitui violação dos direitos autorais e estará sujeito a medidas legais. Caso você tenha interesse em utilizar este texto ou parte dele, por favor, entre em contato através do seguinte endereço de e-mail: dermaconecta@gmail.com