top of page
parceiros-dermaconecta.png

Como a relação pet-humano pode impactar na saúde humana?

Ontem, dia 3 de novembro, foi comemorado o Dia Mundial da Saúde Única, uma data que reforça a conexão entre saúde animal, saúde humana e meio ambiente.


E vale lembrar que saúde única tem tudo a ver com saúde mental. E quero compartilhar aqui a perspectiva positiva dessa relação.


Além das associações de saúde mais óbvias, como a prevenção de zoonoses e o combate à resistência antimicrobiana, é importante lembrar que a relação entre pets e humanos também traz impactos significativos para a saúde microbiológica, mental e emocional.


Um estudo publicado na Nature até utilizou o termo “puppy power” para descrever como a interação entre pets e humanos pode ser incrivelmente benéfica para a microbiota. O contato de crianças com cães saudáveis tem sido associado à redução do risco de alergias infantis, através da troca e o enriquecimento da microbiota.


Além disso, o simples ato de passear com o cão diariamente não só favorece a interação social, mas também desencadeia a liberação de vários hormônios benéficos como as endorfinas, que podem contribuir para saúde mental.


Saúde holística

Essa relação entre pets e humanos vai muito além da visão “tradicional” da saúde. Entendo que a a saúde precisa ser vista de forma holística, pensando desde benefícios microbiológicos, sociais, emocionais, dentre outros. Por isso, mais do que nunca o tema one health precisa ser visto pela perspectiva interdisciplinar da saúde.


Referência

Gupta S. Microbiome: Puppy power. Nature. 2017 Mar 29;543(7647):S48-S49. doi: 10.1038/543S48a. PMID: 28355190.


Sobre a autora

Dra Aline Santana é médica veterinária formada pela Universidade Federal de Viçosa, com residência em clínica médica de pequenos animais pela mesma instituição. Possui mestrado e doutorado em Ciências pelo Departamento de Clínica Médica da FMVZ/USP, com período de intercâmbio realizado no exterior (University of Minnesota, Estados Unidos). Desde 2012, Dra. Aline Santana é sócia da Sociedade Brasileira de Dermatologia Veterinária (SBDV). Durante o período de 2015 a 2021, atuou como diretora de mídias e colaboradora da SBDV.

newsletter-dermatologia.png

Newsletter

Mais recentes

banner-lateral.png

Categorias

bottom of page