Oclacitinib uma das soluções terapêuticas mais utilizadas
Recentemente, a Dra Rosanna Marsella e outros experts em dermatite atópica canina, publicaram um artigo sobre o oclacitinib, uma das soluções terapêuticas mais utilizadas em cães atópicos.
O artigo apresenta uma breve revisão sobre os mecanismos de ação, indicações clínicas, efeitos adversos, entre outros.
Oclacitinib em gatos
Um dos pontos abordados foi sobre o uso do oclacitinib no tratamento de doenças alérgicas em gatos. Embora o uso deste medicamento ainda não esteja licenciado para essa espécie, já existem quatro estudos publicados (duplo-cegos e randomizados) que sugerem efetividade no controle do prurido de gatos alérgicos.
No entanto, de acordo com os autores, a dose e o protocolo utilizados em cães não foram adequados para controlar o prurido em gatos. Investiga-se uma dose e/ou frequência de administração maior para gatos.
Oclacitinib e a relação com as citocinas
Outro ponto de destaque foi sobre a eficácia para além do controle do prurido. Embora inicialmente o oclacitinib tenha sido considerado um medicamento para o alívio rápido do prurido, percebeu-se que também há bloqueio no sinal de citocinas envolvidas na cascata inflamatória.
Direção para o futuro
Embora resulte na redução tanto do prurido quanto da inflamação, ainda não há estudos detalhados publicados sobre esse tópico. No entanto, segudo os autores, a exploração dessas citocinas é uma direção promissora para futuras pesquisas.
Referência
Ref: Oclacitinib 10 years later: lessons learned and directions for the future. AVMA, 2023