Pesquisas recentes têm demonstrado que os microrganismos comensais presentes na pele, como fungos e bactérias, desempenham um importante papel na proteção contra infecções e na manutenção da função imunológica da pele.
Esses microrganismos regulam a expressão e produção de peptídeos antimibrobianos (AMPs), que constituem uma primeira linha de defesa do organismo.
Os AMPs são capazes de combater uma ampla variedade de patógenos, além de possuírem uma importante ação imunomoduladora.
A presença desses microrganismos na pele é essencial para prevenir infecções e manter a saúde cutânea. No entanto, para que essa orquestra imunológica atue com eficiência, é fundamental que a #microbiota esteja em equilíbrio.
Referência
Five Functional Aspects of the Epidermal Barrier. Int. J. Mol. Sci, 2021
Sobre a autora
Dra Aline Santana é médica veterinária formada pela Universidade Federal de Viçosa, com residência em clínica médica de pequenos animais pela mesma instituição. Possui mestrado e doutorado em Ciências pelo Departamento de Clínica Médica da FMVZ/USP, com período de intercâmbio realizado no exterior (University of Minnesota, Estados Unidos). Desde 2012, Dra. Aline Santana é sócia da Sociedade Brasileira de Dermatologia Veterinária (SBDV). Durante o período de 2015 a 2021, atuou como diretora de mídias e colaboradora da SBDV.
Atenção: Este texto é uma criação original e está protegido pela lei de direitos autorais. Todos os direitos estão reservados à autora, sendo proibida a reprodução, distribuição, exibição ou qualquer forma de uso sem a expressa autorização por escrito da autora. Qualquer uso não autorizado do conteúdo deste website constitui violação dos direitos autorais e estará sujeito a medidas legais. Caso você tenha interesse em utilizar este texto ou parte dele, por favor, entre em contato através do seguinte endereço de e-mail: dermaconecta@gmail.com