O que é disbiose cutânea?
O conceito de disbiose é utilizado para descrever a situação em que ocorre um desequilíbrio na microbiota, ou seja, na comunidade de microorganismos que habitam um determinado ambiente (pele, intestino, etc). Esse desequilíbrio pode ocorrer tanto em relação à quantidade quanto à distribuição dos microrganismos presentes na pele.
Leia mais: Disbiose Cutânea: Entenda o que é!
Quais são os sintomas de disbiose cutânea?
No caso de animais, a disbiose cutânea pode ser causada por uma variedade de fatores, incluindo alergias, uso excessivo de produtos químicos para cuidados com a pele, uso excessivo de antibióticos, problemas hormonais, e até mesmo estresse. Além disso, animais que têm uma dieta desequilibrada e uma higiene pessoal inadequada podem estar mais propensos a desenvolver a disbiose cutânea. Os sintomas podem variar de animal para animal, porém alguns dos sintomas comuns da disbiose cutânea incluem:
Prurido (coceira) e irritação na pele;
Inflamação;
Pele excessivamente seca;
Pele excessivamente oleosa;
Infecções fúngicas e/ou bacterianas recorrentes;
Qual a importância da microbiota da pele na dermatite atópica canina?
A microbiota residente da pele funciona como uma importante barreira de proteção contra diversos agentes externos.
No entanto, quando essa microbiota está em desequilíbrio, os mecanismos de proteção ficam fragilizados e podem tornar a pele mais suscetível à ação de patógenos.
O que causa disbiose cutânea em cães?
Inflamação, infecção, etc.
Referência: The skin microbiome and its relationship with the human body explained. Nature, 2020
Sobre a autora Dra Aline Santana é médica veterinária formada pela Universidade Federal de Viçosa, com residência em clínica médica de pequenos animais pela mesma instituição. Possui mestrado e doutorado em Ciências pelo Departamento de Clínica Médica da FMVZ/USP, com período de intercâmbio realizado no exterior (University of Minnesota, Estados Unidos). Desde 2012, Dra. Aline Santana é sócia da Sociedade Brasileira de Dermatologia Veterinária (SBDV). Durante o período de 2015 a 2021, atuou como diretora de mídias e colaboradora da SBDV.
Atenção: Este texto é uma criação original e está protegido pela lei de direitos autorais. Todos os direitos estão reservados à autora, sendo proibida a reprodução, distribuição, exibição ou qualquer forma de uso sem a expressa autorização por escrito da autora. Qualquer uso não autorizado do conteúdo deste website constitui violação dos direitos autorais e estará sujeito a medidas legais. Caso você tenha interesse em utilizar este texto ou parte dele, por favor, entre em contato através do seguinte endereço de e-mail: dermaconecta@gmail.com