Selo microbiome friendly
A preservação da diversidade da microbiota cutânea é fundamental para o bom funcionamento da #pele. Formulações dermatológicas com o selo “microbiome friendly” tem ganhado espaço na indústria porque ajudam a restaurar o equilíbrio dos microorganismos.
Extratos de Aveia como Prebióticos
Os produtos certificados como “microbiome friendly” tem em sua composição ingredientes que apresentam atividade benéfica à microbiota cutânea. Como por exemplo os extratos da aveia, que por possuírem atividade #prebiótica estimulam a proliferação dos microrganismos comensais benéficos da pele. Ao contrário disso, existem ativos ou certos compostos químicos que perturbam o equilíbrio cutâneo e exercem efeito deletério na #microbiota.
Tendência em Dermatologia Veterinária: Produtos Microbiome-Friendly
Os futuros avanços no conhecimento da microbiota cutânea de cães e gatos, certamente irão impulsionar o desenvolvimento de novos produtos na #indústriaveterinária. Assim como na dermatologia humana, há na veterinária uma grande oportunidade de mercado para a pesquisa & desenvolvimento de produtos que respeitem a integridade e funcionamento da #microbiotacutânea.
A seleção de ingredientes “microbiome friendly” é fundamental para o restabelecimento do equilíbrio cutâneo e consequente sucesso terapêutico. Produtos que prezem por esse princípio certamente serão uma grande tendência na dermatologia veterinaria
📖 References:
➡️ Bouslimani A et al. The impact of skin care products on skin chemistry and microbiome dynamics. BMC Biology, 2019
➡️ Rodrigues HA. The cutaneous ecosystem: the roles of the skin microbiome in health and its association with inflammatory skin conditions in humans and animals. Vet Dermatology 2017
Image credits: Freepik and Rawpixel
#dermatologiaveterinaria #veterinarydermatology #animalhealth#veterinarymedicine #microbiomefriendly
🌎 Quer ficar por dentro das últimas novidades da#dermatologiaveterinaria
↪ Me siga no Linkedin!