Em uma matéria recentemente publicada na TVP (referência abaixo), eles abordam vários aspectos relacionados à aplicação da IA na medicina veterinária, discutindo tanto os benefícios quanto os potenciais riscos.
Potenciais aplicações da IA na veterinária
Apoiar o veterinário na tomada de decisões e revisões de diagnósticos (com base em dados e resultados de exames), auxílio na revisão de literatura, redação de relatórios clínicos/cirúrgicos, identificação de interações medicamentosas, etc.
Potenciais riscos da IA na veterinária
Risco de violações de dados ou ataques cibernéticos, possibilidade de erros especialmente quando o chatbot não está adequadamente treinado, etc.
Acredito que quanto mais discutirmos esses assuntos nas rodas veterinárias, em vez de evitá-los ou simplesmente ignorá-los, mais nos aproximamos de fazer o uso ético e produtivo dessas ferramentas.
Referência
The Role of Artificial Intelligence Chatbots in Veterinary Medicine
Potential applications of AI in veterinary medicine include diagnostics, interpretation, reporting, communications, and more.
Sobre a autora desse post
Dra Aline Santana é médica veterinária formada pela Universidade Federal de Viçosa, com residência em clínica médica de pequenos animais pela mesma instituição. Possui mestrado e doutorado em Ciências pelo Departamento de Clínica Médica da FMVZ/USP, com período de intercâmbio realizado no exterior (University of Minnesota, Estados Unidos). Desde 2012, Dra. Aline Santana é sócia da Sociedade Brasileira de Dermatologia Veterinária (SBDV). Durante o período de 2015 a 2021, atuou como diretora de mídias e colaboradora da SBDV.