top of page
parceiros-dermaconecta.png

Hyposkillia: a deficiência das habilidades clínicas

Recentemente tive uma conversa com alguns médicos da saúde humana e ouvi pela primeira vez o termo "hyposkillia".


Fui pesquisar pra entender melhor e vi que esse termo foi descrito pela primeira vez no ano de 2005 por um pesquisador médico. No artigo chamado “Hyposkillia Deficiency of Clinical Skills” ele argumentava que muitos médicos estavam tendo uma deficiência nas habilidades clínicas.


Médicos que não estavam adequadamente preparados pra oferecer um bom atendimento clínico. 


A crítica dele era que muitos não sabiam conduzir uma anamnese, mal sabiam realizar um exame físico e o pior, apresentavam raciocínio clínico limitado. Ele também escreve que esses médicos eram “mestres em pedir uma enxurrada de exames e procedimentos”.


Ele aponta dois principais pontos para essa hyposkillia:

1.Formação médica inadequada causada por corpo docente despreparado. 


2.Alta tecnologia médica, que segundo ele, por um lado avança a medicina e por outro provoca preguiça mental. Ele diz ainda que muitos médicos desenvolvem uma mentalidade voltada para o laboratório, negligenciando a abordagem centrada no paciente.


Pra finalizar ele crava a seguinte conclusão: 

“Precisamos de professores que compreendam e acreditem que a medicina é uma vocação. Professores que saibam observar, escutar e conversar com os pacientes.”


Me surpreendi em ler um artigo de 20 anos atrás e ver o quanto ele ainda é relevante para os tempos atuais e até mesmo para a própria medicina veterinária. Obviamente esse é um problema multifatorial e complexo, onde podemos pensar desde currículos com formação prática enxuta, até alunos em baixo compromisso com sua própria formação, muita coisa. 


Mas uma coisa pra mim é fato: as habilidades clínicas são completamente treináveis e passíveis de serem desenvolvidas com a abordagem e condução certas.


Referência

Fred HL. Hyposkillia: deficiency of clinical skills. Tex Heart Inst J. 2005;32(3):255-7. PMID: 16392201; PMCID: PMC1336689.



Sobre a autora

Dra Aline Santana é médica veterinária formada pela Universidade Federal de Viçosa, com residência em clínica médica de pequenos animais pela mesma instituição. Possui mestrado e doutorado em Ciências pelo Departamento de Clínica Médica da FMVZ/USP, com período de intercâmbio realizado no exterior (University of Minnesota, Estados Unidos). Desde 2012, Dra. Aline Santana é sócia da Sociedade Brasileira de Dermatologia Veterinária (SBDV). Durante o período de 2015 a 2021, atuou como diretora de mídias e colaboradora da SBDV.

newsletter-dermatologia.png

Newsletter

Mais recentes

banner-lateral.png

Categorias

bottom of page