Paraconiothyrium cyclothyrioides: novo patógeno fúngico
Nessa semana, a revista Veterinary Dermatology publicou a primeira descrição do fungo Paraconiothyrium cyclothyrioides em cães e gatos.
Esse fungo, descrito como saprófito, tem sido considerado patógeno oportunista emergente na medicina humana, principalmente em pacientes adultos imunocomprometidos.
Apresentação clínica
Segundo o relato da Vet Dermatology, o cão em questão apresentava lesão úlcero-nodular no membro, enquanto o gato apresentava múltiplas lesões ulceradas e de difícil cicatrização nos quatro membros.
Diagnóstico fúngico
O exame citológico revelou múltiplas hifas fúngicas septadas. Realizaram-se também exame histopatológico, PCR e sequenciamento (NGS) o qual encontrou P. cyclothyrioides com 100% de similaridade (via NCBI Blast). Os autores negam a realização de cultura fúngica.
Tratamento
Até o momento, devido à raridade dos casos, não há protocolo terapêutico validado para esse tipo de infecção na medicina veterinária. No entanto, sugere-se a prescrição de azóis como tratamento empírico. O prognóstico ainda é incerto.
Os autores destacam a importância de considerar esse fungo em diagnósticos diferenciais de dermatopatias em cães e gatos.
Reemergência de dermatopatias fúngicas
Minha Perspectiva: acredito que a reemergência de fungos será uma preocupação crescente na dermatologia veterinária, especialmente devido ao uso crônico de imunossupressores em pacientes atópicos. A disbiose cutânea, muitas vezes subestimada, pode ser uma das responsáveis em abrir portas para fungos oportunistas.
Referência
Paraconiothyrium cyclothyrioides, a novel cutaneous fungal pathogen in a dog and a cat. Veterinary Dermatology, 2023
Link para o artigo: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/full/10.1111/vde.13155
Sobre a autora
Dra Aline Santana é médica veterinária formada pela Universidade Federal de Viçosa, com residência em clínica médica de pequenos animais pela mesma instituição. Possui mestrado e doutorado em Ciências pelo Departamento de Clínica Médica da FMVZ/USP, com período de intercâmbio realizado no exterior (University of Minnesota, Estados Unidos). Desde 2012, Dra. Aline Santana é sócia da Sociedade Brasileira de Dermatologia Veterinária (SBDV). Durante o período de 2015 a 2021, atuou como diretora de mídias e colaboradora da SBDV.