A dermatite por Malassezia é um problema recorrente na prática clínica veterinária. O itraconazol é o antifúngico oral mais frequentemente utilizado para tratar essa doença, embora o fluconazol também seja empregado em alguns países.
Estudo clínico
Neste estudo clínico, foram selecionados 61 cães com diagnóstico de dermatite por Malassezia e divididos em três grupos: fluconazol 5 mg/kg, fluconazol 10 mg/kg e itraconazol 5 mg/kg. Os medicamentos foram administrados por via oral, uma vez ao dia, durante 28 dias.
Exames clínicos, citológicos e hematológicos foram realizados nos dias D0, D14 e D28. De acordo com os pesquisadores, houve melhora clínica e reduções significativas na contagem média de leveduras nos três grupos nos dias D14 e D28 (p < 0,05).
Conclusão
O fluconazol mostrou-se igualmente eficaz quanto o itraconazol, podendo ser uma alternativa valiosa em casos onde o uso de outros antifúngicos é limitado.
Leia também: Estudo revela que o comprometimento da barreira cutânea favorece o supercrescimento da Malassezia
Referência
Lee H et al. A single-blind randomised study comparing the efficacy of fluconazole and itraconazole for the treatment of Malassezia dermatitis in client-owned dogs. Vet Dermatol. 2024
Sobre a autora
Dra Aline Santana é médica veterinária formada pela Universidade Federal de Viçosa, com residência em clínica médica de pequenos animais pela mesma instituição. Possui mestrado e doutorado em Ciências pelo Departamento de Clínica Médica da FMVZ/USP, com período de intercâmbio realizado no exterior (University of Minnesota, Estados Unidos). Desde 2012, Dra. Aline Santana é sócia da Sociedade Brasileira de Dermatologia Veterinária (SBDV). Durante o período de 2015 a 2021, atuou como diretora de mídias e colaboradora da SBDV.