Esse conceito tem sido amplamente discutido em pesquisas recentes sobre dermatite atópica em humanos. Na medicina veterinária, o uso desse conceito ainda é relativamente novo.
Mas afinal, o que é o expossoma?
O exposoma é um conjunto total de exposições (externas ou internas) às quais um indivíduo ou animal é submetido ao longo do tempo. Isso inclui fatores como poluição, exposição solar, alérgenos, microbioma, entre outros.
Qual é a relação do expossoma com as alergias cutâneas?
Acredita-se que essas exposições possam influenciar a patogênese dessas doenças ao interagir com os fatores genéticos do hospedeiro. Essas interações podem levar a alterações na barreira cutânea, sistema imunológico, microbioma, etc.
Como o expossoma pode impactar na saúde animal e humana?
Os pesquisadores defendem que entender os gatilhos específicos do expossoma, poderia ajudar a orientar em intervenções holísticas em saúde, tanto na prevenção quanto no tratamento de doenças.
Ainda é um tema bem novo na veterinária, mas com certeza esse será um assunto emergente nos próximos anos.
Sobre a autora
Dra Aline Santana é médica veterinária formada pela Universidade Federal de Viçosa, com residência em clínica médica de pequenos animais pela mesma instituição. Possui mestrado e doutorado em Ciências pelo Departamento de Clínica Médica da FMVZ/USP, com período de intercâmbio realizado no exterior (University of Minnesota, Estados Unidos). Desde 2012, Dra. Aline Santana é sócia da Sociedade Brasileira de Dermatologia Veterinária (SBDV). Durante o período de 2015 a 2021, atuou como diretora de mídias e colaboradora da SBDV.
Atenção: Este texto é uma criação original e está protegido pela lei de direitos autorais. Todos os direitos estão reservados à autora, sendo proibida a reprodução, distribuição, exibição ou qualquer forma de uso sem a expressa autorização por escrito da autora. Qualquer uso não autorizado do conteúdo deste website constitui violação dos direitos autorais e estará sujeito a medidas legais.