Embora a prevalência dessas doenças possa variar de acordo com a localização geográfica, estudos regionais fornecem dados valiosos.
Um estudo realizado na Universidade de Mashhad (Irã) analisou retrospectivamente 1825 gatos, dos quais 8,43% apresentaram problemas dermatológicos.
As três principais dermatopatias foram:
Dermatofitose (22,1%)
Abscessos subcutâneos (10,4%)
Síndrome cutânea atópica felina (10,4 %)
Obs: a % da segunda e da terceira doença se igualaram mas o n amostral do abscesso subcutâneo foi maior e por isso ficou em segundo.
Interessante observar que uma dermatopatia infecciosa foi mais prevalente do que uma dermatopatia alérgica!
Será que a síndrome cutânea atópica felina poderia estar sendo subdiagnosticada!? Talvez por não seguir um padrão lesional clássico!? Ou então por demandar várias etapas de exclusão até o diagnóstico final, fazendo o tutor desistir no meio do caminho e assim diminuindo a % de diagnóstico final!?
Leia também: Uso de ciclosporina em gatos: o que há de novo?
Referência
Alizadeh et al. Feline dermatoses at Ferdowsi University of Mashhad (Iran): 154 cases (2009-2020). Vet Dermatol 2024
Sobre a autora Dra Aline Santana é médica veterinária formada pela Universidade Federal de Viçosa, com residência em clínica médica de pequenos animais pela mesma instituição. Possui mestrado e doutorado em Ciências pelo Departamento de Clínica Médica da FMVZ/USP, com período de intercâmbio realizado no exterior (University of Minnesota, Estados Unidos). Desde 2012, Dra. Aline Santana é sócia da Sociedade Brasileira de Dermatologia Veterinária (SBDV). Durante o período de 2015 a 2021, atuou como diretora de mídias e colaboradora da SBDV.
Atenção: Este texto é uma criação original e está protegido pela lei de direitos autorais. Todos os direitos estão reservados à autora, sendo proibida a reprodução, distribuição, exibição ou qualquer forma de uso sem a expressa autorização por escrito da autora. Qualquer uso não autorizado do conteúdo deste website constitui violação dos direitos autorais e estará sujeito a medidas legais.