Recentemente, o Journal of Allergy and Clinical Immunology publicou um editorial refletindo sobre os últimos 10 anos de pesquisa clínica em dermatite atópica em humanos.
Dermatite atópica e imnunobiológicos
Nessa última década, quase metade de todos os estudos sobre atopia se concentraram em investigar a eficácia e segurança de novos agentes terapêuticos, especialmente os imunobiológicos.
Barreira cutânea e microbioma cutâneo
Outros temas que avançaram de maneira significativa foram microbioma e barreira cutânea. Antes de 2012, a pesquisa sobre o papel da microbiota da pele na dermatite atópica representava menos de 1% de todas as publicações de atopia indexadas no PubMed.
De maneira semelhante, o tema “barreira cutânea” contava com 4% e saltou para 11%.
Dermatologia veterinária
Acredito que uma tendência semelhante deverá acontecer na dermatologia veterinária. Ainda que esparsas, as pesquisas veterinárias já apontam o importante papel da microbiota cutânea e do eixo pele-intestino no curso da dermatite atópica em cães.
Leia também: Terapias baseadas no microbioma: uma nova esperança contra a resistência antimicrobiana?
Modulação da microbiota e suplementação
Estratégias terapêuticas com foco na modulação da microbiota e suplementação para reconstrução da barreira cutânea devem ganhar tração nos próximos anos. Esses são tópicos críticos na dermatologia veterinária e podem gerar oportunidades de inovação.
Sobre a autora Dra Aline Santana é médica veterinária formada pela Universidade Federal de Viçosa, com residência em clínica médica de pequenos animais pela mesma instituição. Possui mestrado e doutorado em Ciências pelo Departamento de Clínica Médica da FMVZ/USP, com período de intercâmbio realizado no exterior (University of Minnesota, Estados Unidos). Desde 2012, Dra. Aline Santana é sócia da Sociedade Brasileira de Dermatologia Veterinária (SBDV). Durante o período de 2015 a 2021, atuou como diretora de mídias e colaboradora da SBDV.
Atenção: Este texto é uma criação original e está protegido pela lei de direitos autorais. Todos os direitos estão reservados à autora, sendo proibida a reprodução, distribuição, exibição ou qualquer forma de uso sem a expressa autorização por escrito da autora. Qualquer uso não autorizado do conteúdo deste website constitui violação dos direitos autorais e estará sujeito a medidas legais. Caso você tenha interesse em utilizar este texto ou parte dele, por favor, entre em contato através do seguinte endereço de e-mail: dermaconecta@gmail.com
Referência
Impact of a Decade of Research Into Atopic Dermatitis. The Journal of Allergy and Clinical Immunology, 2023