Uma famosa operadora de plano de saúde pet nos Estados Unidos analisou seu banco de dados com 1,5 milhões de animais de estimação segurados para identificar as principais condições clínicas que levam cães e gatos a consultas veterinárias.
Alergias de pele foram o problema de saúde
As alergias de pele, incluindo a dermatite atópica canina, foram o problema de saúde mais comumente relatado nos últimos 12 anos consecutivos. No ano de 2023, as alergias de pele representaram sozinhas 20% do total de reivindicações para cães.
Embora sejam dados de casuística norte-americana, eles destacam a importância da dermatologia veterinária no cenário da clínica médica de cães e gatos.
No Brasil, nossa casuística aponta que a cada 10 cães que buscam atendimento veterinário, de 3 a 7 apresentam como queixa primária ou secundária algum problema de pele e/ou ouvidos.
Referência
Dermatitis, gastroenteritis among most common conditions that prompt veterinary visits. News release. Nationwide 2024
Sobre a autora
Dra Aline Santana é médica veterinária formada pela Universidade Federal de Viçosa, com residência em clínica médica de pequenos animais pela mesma instituição. Possui mestrado e doutorado em Ciências pelo Departamento de Clínica Médica da FMVZ/USP, com período de intercâmbio realizado no exterior (University of Minnesota, Estados Unidos). Desde 2012, Dra. Aline Santana é sócia da Sociedade Brasileira de Dermatologia Veterinária (SBDV). Durante o período de 2015 a 2021, atuou como diretora de mídias e colaboradora da SBDV.