top of page
parceiros-dermaconecta.png

Disbiose na dermatite atópica canina: causa ou consequência?

Atualizado: 26 de mar. de 2023

O que é disbiose cutânea?


O fenômeno de disbiose é bastante descrito nos quadros de dermatite atópica em cães. Sabe-se que a redução da diversidade bacteriana e o supercrescimento do Staphylococcus pseudintermedius são importantes agravantes da doença. No entanto, ainda não está claro se a disbiose ocorre antes ou depois do desenvolvimento da dermatite atópica canina.


Dermatite atopica canina e disbiose cutânea


🧬 Estudos em humanos já demonstraram que a disbiose cutânea antecede a dermatite atópica em crianças. Segundo esses estudos, o processo de disbiose estafilocócica (S. aureus) estava deflagrada antes mesmo do paciente manifestar alterações cutâneas da DA. Essas evidências apontam que a disbiose estafilocócica é um importante fator de virulência na dermatite atópica em crianças.


Disbiose é causa ou consequência da dermatite atópica?


🐕 No entanto, em cães ainda não existem dados suficientes que esclareçam se o processo de disbiose ocorre antes ou depois das manifestações da DA. Futuros estudos “multi-omics” tem o potencial de elucidar essa complexa interação entre a pele do cão e seu ecossistema microbiano.

.

✅ Estabelecer uma relação causal clara entre as alterações precoces da microbiota e o desenvolvimento da dermatite atópica canina é uma importante chave que pode trazer estratégias terapêuticas inovadoras e eficazes. A manutenção e o equilíbrio da diversidade microbiana da pele são cruciais para o correto funcionamento da barreira cutânea e do sistema imunológico.

.

.

📖Referências bibliográficas:


➡️Moran MC, et al. Staphylococcal virulence factors on the skin of atopic dermatitis patients. mSphere 2019 - https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6908420/

➡️Meylan P,et al. Skin Colonization by Staphylococcus aureus Precedes the Clinical Diagnosis of Atopic Dermatitis in Infancy. J. Investig. Dermatology 2017

➡️ Marsella R. Advances in our understanding of canine atopic Dermatitis. Vet Dermatology 2021

➡️ Pierezan F, et al. The skin microbiome in allergen-induced canine atopic dermatitis. Vet. Dermatoly 2016

.

.

🌎 Quer ficar por dentro das últimas novidades da#dermatologiaveterinaria



Qual é a função da microbiota da pele de cães e gatos?

newsletter-dermatologia.png

Newsletter

Mais recentes

banner-lateral.png

Categorias

bottom of page