top of page
parceiros-dermaconecta.png

Coquetel de anticorpos monoclonais: tendência futura para tratamento da dermatite atópica?

Atualizado: 26 de set. de 2023



* Monoclonal Antibody Cocktail (English link)


Dermatite atópica em cães e imunobiológicos

🐕Nos últimos anos houve um grande avanço na identificação do perfil de citocinas envolvidas na dermatite atópica canina (DA). Esse conhecimento alavancou a terapia com imunobiológicos e revolucionou o tratamento da dermatite atópica canina.


Dermatite atópica em cães e citocinas envolvidas


💊 A citocina IL-31 é uma das mais bem documentadas em cães e está envolvida na ativação da cascata bioquímica e do prurido. Além dela, outras citocinas vêm sendo apontadas como potencialmente envolvidas na cascata da inflamação e/ou prurido: IL-4, IL-6, IL-13, IL-17 etc.


Diferentes expressões imunológicas


🧬 Além do perfil de secreção das citocinas, discute-se atualmente a influência do endótipo-fenótipo racial na dermatite atópica canina. Especula-se que diferentes raças de cães podem ter diferentes expressões imunológicas e perfis de secreção de citocinas. Esse conceito de endo-fenótipo já é bem documentado em humanos e acredita-se que o mesmo ocorra em cães, sobretudo devido a heterogeneidade de raças.


Futuro: genômica e coquetel de anticorpos monoclonais

Com avanço das pesquisas genômicas na Veterinária será possível identificar os endo-fenótipos da dermatite atópica canina. Tornando a abordagem terapêutica com anticorpos monoclonais ainda mais eficaz e personalizada.


Em um futuro próximo, pode ser possível a prescrição de distintos anticorpos monoclonais ou até mesmo coquetéis terapêuticos produzidos a partir de uma combinação de anticorpos monoclonais.


Antes de você sair, que tal acessar esse post?


Uma década de pesquisa clínica em dermatite atópica: reflexões & oportunidades


Sobre a autora Dra Aline Santana é médica veterinária formada pela Universidade Federal de Viçosa, com residência em clínica médica de pequenos animais pela mesma instituição. Possui mestrado e doutorado em Ciências pelo Departamento de Clínica Médica da FMVZ/USP, com período de intercâmbio realizado no exterior (University of Minnesota, Estados Unidos). Desde 2012, Dra. Aline Santana é sócia da Sociedade Brasileira de Dermatologia Veterinária (SBDV). Durante o período de 2015 a 2021, atuou como diretora de mídias e colaboradora da SBDV.


Atenção: Este texto é uma criação original e está protegido pela lei de direitos autorais. Todos os direitos estão reservados à autora, sendo proibida a reprodução, distribuição, exibição ou qualquer forma de uso sem a expressa autorização por escrito da autora. Qualquer uso não autorizado do conteúdo deste website constitui violação dos direitos autorais e estará sujeito a medidas legais. Caso você tenha interesse em utilizar este texto ou parte dele, por favor, entre em contato através do seguinte endereço de e-mail: dermaconecta@gmail.com

Referências

Mazier et al Altered plasma cytokines in dogs with atopic dermatitis Vet Dermatology 2022 https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/34817106/


Bieber et al. Clinical phenotypes and endophenotypes of atopic dermatitis J Allergy Immunol 2017 https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/28390478/




Comments


newsletter-dermatologia.png

Newsletter

Mais recentes

banner-lateral.png

Categorias

bottom of page