A conjuntivite alérgica canina é uma condição clínica que pode estar associada com a dermatite atópica
Um estudo recente mostrou que quase 60% dos cães com dermatite atópica apresentavam conjuntivite alérgica concomitante. No entanto, a conjuntivite alérgica é por vezes subdiagnosticada e subtratada, especialmente quando os quadros são leves.
O que é?
O termo “conjuntivite alérgica” refere-se a um distúrbio de hipersensibilidade desencadeado pela exposição a alérgenos, que resulta em hiperemia, quemose e prurido ocular.
A conjuntivite alérgica pode ocorrer isoladamente ou acompanhada de manifestações cutâneas alérgicas, como dermatite periocular, prurido generalizado, etc.
Patogênese
A patogênese não está completamente elucidada, mas alguns estudos sugerem que a interleucina 8 está envolvida nos quadros de conjuntivite alérgica em cães atópicos.
Diagnóstico
O diagnóstico presuntivo é feito pela exclusão de outras causas de conjuntivite, uma vez que não há testes diagnósticos específicos.
Tratamento
O tratamento recomendado inclui a identificação e eliminação do possível alérgeno causador, além do tratamento farmacológico tópico. A cooperação entre dermatologistas e oftalmologistas veterinários é fundamental para o sucesso terapêutico.
Referências:
Delgado et al. Diagnostic approach and grading scheme for canine allergic conjunctivitis, BMC Veterinary Research 2023
Pressanti et al. Survey of cytokines on ocular surfaces of atopic dogs by multiplex analysis using two sampling methods – a pilot study, Veterinary dermatology 2021
#dermatologiaveterinaria#veterinarydermatology