A ciclosporina é um medicamento imunossupressor utilizado no tratamento de alergias e de doenças imunomediadas em gatos.
Um estudo recente investigou os principais efeitos adversos do uso de ciclosporina no tratamento de gatos com Síndrome Cutânea Atópica Felina (FASS).
Como foi feita a pesquisa?
Estudo retrospectivo que analisou 42 gatos de idades variadas. Todos os gatos receberam tratamento com ciclosporina na forma de solução oral na dose de 7 mg/kg/sid (após melhora, administração em dias alternados). A média de duração do tratamento foi de 9 semanas.
Quais foram os principais achados?
71% dos gatos apresentaram pelo menos 1 efeito adverso
Os principais efeitos adversos foram: ptialismo, anorexia, vômito, diarreia e hiperplasia gengival
Alterações comportamentais foram relatadas em 64% dos gatos. As quais incluíam: esconder-se do tutor, alteração do sono ou brincadeira, micção/defecação inadequada e agressão ao tutor.
Conclusão
Os autores destacam a elevada frequência de efeitos adversos (71%) e reforçam que as mudanças comportamentais são muitas vezes subestimadas.
Além disso, reforçam a necessidade de desenvolver novas vias de administração (subcutânea, transdérmica) ou alguma alteração na composição (formulação menos “amarga”) para melhorar o bem-estar do paciente e aderência ao tratamento. Finalizam dizendo que estudos em maior escala são necessários para confirmar esses resultados preliminares.
Perguntas frequentes da internet
Para que serve ciclosporina em gatos?
A ciclosporina é um medicamento imunossupressor utilizado no tratamento de alergias e de doenças imunomediadas em gatos.
Referência
Deleporte et al. Ciclosporin oral solution in cats: a retrospective survey of compliance with treatment and adverse effects. Journal of Feline Medicine and Surgery. 2024
Sobre a autora
Dra Aline Santana é médica veterinária formada pela Universidade Federal de Viçosa, com residência em clínica médica de pequenos animais pela mesma instituição. Possui mestrado e doutorado em Ciências pelo Departamento de Clínica Médica da FMVZ/USP, com período de intercâmbio realizado no exterior (University of Minnesota, Estados Unidos). Desde 2012, Dra. Aline Santana é sócia da Sociedade Brasileira de Dermatologia Veterinária (SBDV). Durante o período de 2015 a 2021, atuou como diretora de mídias e colaboradora da SBDV.
Atenção: Este texto é uma criação original e está protegido pela lei de direitos autorais. Todos os direitos estão reservados à autora, sendo proibida a reprodução, distribuição, exibição ou qualquer forma de uso sem a expressa autorização por escrito da autora. Qualquer uso não autorizado do conteúdo deste website constitui violação dos direitos autorais e estará sujeito a medidas legais.