A revista Veterinary Dermatology tem publicado uma série de artigos com revisões e atualizações sobre a dermatite atópica canina.
No artigo mais recente, publicado no mês passado, o Dr Frane Banovic aborda as assinaturas moleculares da atopia canina, discutindo fatores como genética, imunologia e a barreira cutânea. Porém, infelizmente, ainda temos mais perguntas do que respostas.
Barreira epidérmica
A disfunção da barreira epidérmica permanece pouco compreendida, o que só reforça a complexidade dessa doença. Ainda não podemos afirmar com certeza sobre defeitos em proteínas estruturais da pele (como a filagrina) ou disfunções com lipídios (como as ceramidas).
Um ponto que me chamou a atenção no artigo foi a ênfase na importância do microbioma cutâneo e a necessidade de estudá-lo para entender as infecções recorrentes nos pacientes atópicos. A disbiose é uma das chaves da atopia canina.
Além disso, o Dr Banovic discute a necessidade urgente de pesquisas sobre os diferentes fenótipos da atopia e a busca por tratamentos personalizados na dermatologia veterinária. Estudos multiômicos, como genômica, transcriptômica, proteômica e outros, podem ajudar a identificar biomarcadores moleculares, possibilitando avanços no uso de terapias com anticorpos monoclonais.
Leia também: Fenótipos clínicos na Dermatite Atópica Canina
Referência
Banovic F. Updated insights into the molecular pathogenesis of canine atopic dermatitis. Vet Dermatol. 2024 Sep 25. doi: 10.1111/vde.13300. Epub ahead of print. PMID: 39323043.
Sobre a autora
Dra Aline Santana é médica veterinária formada pela Universidade Federal de Viçosa, com residência em clínica médica de pequenos animais pela mesma instituição. Possui mestrado e doutorado em Ciências pelo Departamento de Clínica Médica da FMVZ/USP, com período de intercâmbio realizado no exterior (University of Minnesota, Estados Unidos). Desde 2012, Dra. Aline Santana é sócia da Sociedade Brasileira de Dermatologia Veterinária (SBDV). Durante o período de 2015 a 2021, atuou como diretora de mídias e colaboradora da SBDV.