As "assinaturas” do microbioma são padrões específicos de composição microbiana encontrados em contextos de saúde ou doenças.
Como isso funciona?
Por exemplo, o microbioma cutâneo de um cão apresenta um padrão único e exclusivo que o diferencia de outros cães. Esse padrão pode ser referido como uma "assinatura".
Porém, ao analisar o microbioma cutâneo de diversos cães, tanto saudáveis quanto doentes, é possível identificar semelhanças e padrões na composição microbiana. Isso nos permite estabelecer o que chamamos de "assinaturas" do microbioma.
Por que isso é importante?
Compreender essas “assinaturas” pode nos ajudar a identificar os padrões de saúde ou doença. Certas assinaturas do microbioma podem estar associadas a condições autoimunes, alérgicas, inflamatórias, entre outras.
Além disso, identificar essas assinaturas pode fornecer insights para o prognóstico e até tratamento de doenças. Alguns dos recursos podem incluir:
Medicina Veterinária personalizada
Identificação de biomarcadores
Predição de doenças
Dermatologia veterinária e assinaturas do microbioma
Como os estudos de microbioma cutâneo em cães e gatos ainda são limitados, ainda é bastante desafiador estabelecer padrões e fazer associações sobre certas assinaturas e dermatopatias.
À medida avançamos na pesquisa, vamos compreender melhor essas assinaturas e com isso proporcionar no futuro o desenvolvimento de diagnósticos e tratamentos mais precisos na dermatologia veterinária.
Alergia alimentar
Um grande exemplo pode ser a alergia alimentar: já pensou em diagnostica-la através de um teste de biomarcadores da microbiota? Mas antes disso, precisamos compreender melhor as assinaturas e a relação do eixo pele-intestino...
Leia também: Qual é a influência da raça na microbiota da pele?
Sobre a autora
Dra Aline Santana é médica veterinária formada pela Universidade Federal de Viçosa, com residência em clínica médica de pequenos animais pela mesma instituição. Possui mestrado e doutorado em Ciências pelo Departamento de Clínica Médica da FMVZ/USP, com período de intercâmbio realizado no exterior (University of Minnesota, Estados Unidos). Desde 2012, Dra. Aline Santana é sócia da Sociedade Brasileira de Dermatologia Veterinária (SBDV). Durante o período de 2015 a 2021, atuou como diretora de mídias e colaboradora da SBDV.
Atenção: Este texto é uma criação original e está protegido pela lei de direitos autorais. Todos os direitos estão reservados à autora, sendo proibida a reprodução, distribuição, exibição ou qualquer forma de uso sem a expressa autorização por escrito da autora. Qualquer uso não autorizado do conteúdo deste website constitui violação dos direitos autorais e estará sujeito a medidas legais. Caso você tenha interesse em utilizar este texto ou parte dele, por favor, entre em contato através do seguinte endereço de e-mail: dermaconecta@gmail.com